ATENÇÃO!

ATENÇÃO!

Estamos lançando novas postagens no Atitude Masculina - attmasculina.blogspot.com

Boa leitura!

sábado, 8 de dezembro de 2012

Efeitos da emasculação: a falta de convicção

A emasculação se manifesta em um homem de mil e uma maneiras. Uma dessas maneiras é o tom de voz que se fala ao terminar uma frase.

Imagine a seguinte situação: numa sala de aula, um professor explica uma determinada matéria de história, e ao terminar, ele faz uma pergunta à turma, para ver se os alunos fixaram a lição:

“O que motivou o Brasil querer ser independente de Portugal?”

A sala fica em um minuto de silêncio. Uma pessoa arrisca alguma coisa, mas engole a resposta antes que ela comece a sair. O professor dá uma dica qualquer para estimular a plateia vacilante. E, primeiro num tom de voz quase inaudível, e depois mais claro após ser solicitado a repetir, uma resposta vem, mais ou menos assim:

“Porque D. Pedro I quis?”

“Porque o Brasil ia voltar a ser colônia depois que a Família Real fosse embora? E os mandachuvas daqui não queriam?”

“[Insira qualquer coisa aqui e depois saia perguntando?]”


"É algo, tipo... meio embaraçoso, tá entendendo?"
Você pode ver isso A QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR, sempre que a conversa envolve algo que requer a decisão de uma pessoa. É irritante pra caralho. O que achar de uma pessoa que te responde terminando sua resposta em tom de pergunta? O que esta pessoa transmite?

Ela transmite desconfiança. Ela transmite que não quer assumir as coisas que ela afirma, passando a bucha para os outros; numa conversa a dois, ela sempre passa a bucha para você fazer as afirmativas.

E quando uma pessoa assim dá uma palestra, ela consegue transformar todas as suas afirmativas em perguntas usando muletas linguísticas do tipo “tudo bem?”, “entende?”, “tá certo?”, “copiou?”, “tá?”. Isso denota um tipo de pessoa que está sempre mendingando aprovação dos outros para que elas ouçam as coisas que fala. Como se a plateia tivesse mais autoridade que ela. Ora, se essa pessoa não é capaz de estabelecer autoridade sobre sua audiência para transmitir seu conhecimento e sua sabedoria, qual a razão dela dar palestras ao público em primeiro lugar?

Este problema é tão endêmico nos dias de hoje que até virou tema para comédia stand-up (legendas em português e inglês):


Se este é seu problema, comece a mudar já. Policie seu tom de voz para pelo menos evitar a entonação de pergunta caso o que você está falando seja algo afirmativo. Isso te ajudará a adquirir responsabilidade pelas coisas que fala. Não importa que você esteja errado em suas afirmativas; nem você nem ninguém acertam em 100% do tempo. O que importa é a confiança e a autoridade que você vai inspirar nas pessoas quando você fazer suas afirmações com o tom de voz apropriado. Mesmo que o que você fala não seja o que outras pessoas queiram ouvir:


Se você quer ser um homem respeitado, mostre que você merece este respeito. Com o seu tom de voz.

Um comentário:

  1. Os comentários da "escória social" é uma piada a parte. Belo Blog!!

    ResponderExcluir

Apesar de permitirmos comentários anônimos, sugerimos que identifique - se com qualquer conta de usuário que você tenha (Blogger, Google +, OpenID etc.) ou simplesmente usando a opção Nome/URL (URL pode ser deixado em branco nesta opção).

Tags HTML permitidas: negrito, itálico, ênfase, link.

Se você quer dar uma de valentão de teclado e/ou quer provar que estamos errados, considere debater conosco via webcam.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LinkWithin2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...